AS BORDAS DA BOCA
(Nutrir o espirito em primeiro lugar)
O druidismo nos ensina sobre a necessidade de elevarmos nossa consciência para além do Círculo da Fatalidade, nos ensina a aprender com cada vivencia retirando dela uma lição. A Triada 17 nos revela que um dos três motivos para estarmos em Abred é:
"A necessidade de liberar-se da Fatalidade que pesa sobre os Seres inferiores, com o desenvolver da Consciência que cria a liberdade de escolha, portanto a PERSONALIDADE"
Essa liberdade de escolha traz para o homem muito mais responsabilidades do que privilégios, a responsabilidade de escolher o melhor para sua evolução e não para satisfazer a sua concupiscência. Entendendo que a liberdade de escolha já é o privilégio que o homem tem sobre os demais seres (T. 22), a escolha pelo bem em si é de exclusiva responsabilidade do homem especialmente do homem sábio conforme se infere na Triada 24 que discorre sobre as três alternativas para o homem :
“ -Cytraul ou Gwenwed, o Nada ou a Plenitude enquanto fim;
- A Fatalidade ou a Liberdade Moral enquanto meios;
- O Bem e o Mal enquanto resultados.
Tudo estando em equilíbrio no domínio de suas responsabilidades, o homem tem pois o poder de se ligar a uma ou outra de acordo com a própria vontade, acatando a responsabilidade”.
O corpo é importante pois é nosso veículo, a veste que nos permite experimentar as vivências e atravessar o longo círculo de Abred, o círculo das migrações tão necessárias ao nosso crescente caminhar à Gwenwed.
Que nossos atos sejam coerentes com nossas palavras pois é pelos atos que se conhece o sábio muito mais que pelas palavras. Palavras podem ser copiadas, plagiadas mas é nas pequenas, quanto nas grandes ações que se revela o homem superior. O Livro das mutações revela em seu Exagrama 27 que:
" Para se conhecer alguém é necessário apenas observar a quem ele dispensa seus cuidados e quais os aspectos de seu próprio ser que cultiva e alimenta".
Desta forma, basta prestar atenção à nutrição e àquilo que o homem procura para encher sua própria boca.
Essa nutrição não deve ser observada única e tão somente no tocante ao alimento do corpo, mas ao alimento do espírito das relações em grupo. Se um homem prega a união e amor mas vive fomentando discórdia, intriga, fofocas e dissensões, não importa quanto conhecimento tenha, não passa de um homem inferior que leu e ouviu muito mas pouco ou nada aprendeu. Se um homem demonstra ser cordato, atencioso, paciente e tem sempre um conselho pronto a dar, mas à mesa porta-se como um glutão, se suas relações pessoais e profissionais são pontuadas por disputas, contendas e intrigas. Este homem também é inferior.
O homem sábio não se envolve em intrigas, ao contrário, doutrina seu corpo, controla sua gula e, acima de tudo, nem sempre sabe o que fazer ou tem um conselho na cartola para dar, preferindo por sabedoria, e amor ao outro, permitir que ele próprio encontre suas respostas.
A Triada 14 ao discorrer sobre as razões de estarmos em Abred aguentando as consequências da Fatalidade e do Destino, revela a luta constante de todo homem sábio ou que busca a Sabedoria exortando:
"A necessidade de criar a Força Moral necessária para triunfar de todo o ódio e para se despojar do Mal, dominando-se as tendências más."
Mencius comenta a respeito: "Para verificarmos se alguém é um homem superior ou inferior, só precisamos observar a que parte de si ele atribui uma especial importância. "
O I Ching em sua sabedoria milenar nos revela que "Aquele que cultiva as partes inferiores de seu ser é um ser inferior. Aquele que cultiva as partes superiores de seu ser é um homem superior".
Sendo assim havemos de ter muito cuidado com as nossas pequenas escolhas diárias, cuidado com pessoas que escolhemos para depositar nossa total confiança, observar os outros e a nós mesmos em nosso desenvolvimento individual e coletivo na senda espiritual.
O homem sábio alimenta seu espírito com boas escolhas e força moral, assim pode conduzir outros homens a fazerem também, eles mesmos, boas escolhas. (/l\ Uxelia - Lucy Figueiredo).
(Nutrir o espirito em primeiro lugar)
O druidismo nos ensina sobre a necessidade de elevarmos nossa consciência para além do Círculo da Fatalidade, nos ensina a aprender com cada vivencia retirando dela uma lição. A Triada 17 nos revela que um dos três motivos para estarmos em Abred é:
"A necessidade de liberar-se da Fatalidade que pesa sobre os Seres inferiores, com o desenvolver da Consciência que cria a liberdade de escolha, portanto a PERSONALIDADE"
Essa liberdade de escolha traz para o homem muito mais responsabilidades do que privilégios, a responsabilidade de escolher o melhor para sua evolução e não para satisfazer a sua concupiscência. Entendendo que a liberdade de escolha já é o privilégio que o homem tem sobre os demais seres (T. 22), a escolha pelo bem em si é de exclusiva responsabilidade do homem especialmente do homem sábio conforme se infere na Triada 24 que discorre sobre as três alternativas para o homem :
“ -Cytraul ou Gwenwed, o Nada ou a Plenitude enquanto fim;
- A Fatalidade ou a Liberdade Moral enquanto meios;
- O Bem e o Mal enquanto resultados.
Tudo estando em equilíbrio no domínio de suas responsabilidades, o homem tem pois o poder de se ligar a uma ou outra de acordo com a própria vontade, acatando a responsabilidade”.
O corpo é importante pois é nosso veículo, a veste que nos permite experimentar as vivências e atravessar o longo círculo de Abred, o círculo das migrações tão necessárias ao nosso crescente caminhar à Gwenwed.
Que nossos atos sejam coerentes com nossas palavras pois é pelos atos que se conhece o sábio muito mais que pelas palavras. Palavras podem ser copiadas, plagiadas mas é nas pequenas, quanto nas grandes ações que se revela o homem superior. O Livro das mutações revela em seu Exagrama 27 que:
" Para se conhecer alguém é necessário apenas observar a quem ele dispensa seus cuidados e quais os aspectos de seu próprio ser que cultiva e alimenta".
Desta forma, basta prestar atenção à nutrição e àquilo que o homem procura para encher sua própria boca.
Essa nutrição não deve ser observada única e tão somente no tocante ao alimento do corpo, mas ao alimento do espírito das relações em grupo. Se um homem prega a união e amor mas vive fomentando discórdia, intriga, fofocas e dissensões, não importa quanto conhecimento tenha, não passa de um homem inferior que leu e ouviu muito mas pouco ou nada aprendeu. Se um homem demonstra ser cordato, atencioso, paciente e tem sempre um conselho pronto a dar, mas à mesa porta-se como um glutão, se suas relações pessoais e profissionais são pontuadas por disputas, contendas e intrigas. Este homem também é inferior.
O homem sábio não se envolve em intrigas, ao contrário, doutrina seu corpo, controla sua gula e, acima de tudo, nem sempre sabe o que fazer ou tem um conselho na cartola para dar, preferindo por sabedoria, e amor ao outro, permitir que ele próprio encontre suas respostas.
A Triada 14 ao discorrer sobre as razões de estarmos em Abred aguentando as consequências da Fatalidade e do Destino, revela a luta constante de todo homem sábio ou que busca a Sabedoria exortando:
"A necessidade de criar a Força Moral necessária para triunfar de todo o ódio e para se despojar do Mal, dominando-se as tendências más."
Mencius comenta a respeito: "Para verificarmos se alguém é um homem superior ou inferior, só precisamos observar a que parte de si ele atribui uma especial importância. "
O I Ching em sua sabedoria milenar nos revela que "Aquele que cultiva as partes inferiores de seu ser é um ser inferior. Aquele que cultiva as partes superiores de seu ser é um homem superior".
Sendo assim havemos de ter muito cuidado com as nossas pequenas escolhas diárias, cuidado com pessoas que escolhemos para depositar nossa total confiança, observar os outros e a nós mesmos em nosso desenvolvimento individual e coletivo na senda espiritual.
O homem sábio alimenta seu espírito com boas escolhas e força moral, assim pode conduzir outros homens a fazerem também, eles mesmos, boas escolhas. (/l\ Uxelia - Lucy Figueiredo).
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