BEM-VINDOS AO RIO DE JANEIRO

O carioca, natural da cidade do Rio de Janeiro gosta de sorrir e ri de janeiro a janeiro na praia, no cinema, no shopping na Floresta da Tijuca , no Jardim Botânico mas nem tudo é alegria. O Rio de Janeiro como qualquer metrópole do mundo é cheia de problemas estruturais de saúde, segurança pública, educação. Mas se o turista tomar algumas precauções, pode aproveitar das belezas e das maravilhas dessa cidade que certamente é uma das mais belas do mundo.


Visão panorâmica da cidade do rio de Janeiro ) a Baia da Guanabara, a Enseada de Botafogo, parte da tradicional e requintada zona sul.
Centro histórico do Rio de Janeiro - Palácio Tiradentes - Assembléia Legistativa do Rio - ALERJ

Cinelândia - Biblioteca Nacional à direita e Thetro Municipal no alto à esquerda


Praça XV - Estação das Barcas par Niterói e Paquetá.

Aterro do Flamengo ou Parque do Flamengo - Monumento aos Pracinhas - Soldados da Segunda Guerra Mundial.

Feira de Antiguidades - Rua do Lavradio - Lapa

Feira de Antiguidades - Rua do Lavradio - Lapa
Feira de Antiguidades - Rua do Lavradio - Lapa
A primeira grande dica se quer vir ao Brasil é de aprender ao menos o básico do Português. Uma coisa que ajuda muito é conhecer brasileiros pela net, nos programas de intercâmbio.

Muitos estrangeiros vêm ao Brasil, especialmente ao Rio de Janeiro, pensando que aqui as pessoas andam semi-nuas, que vai encontrar sexo fácil. Bem, como em toda grande cidade do mundo, e no Rio não seria diferente, há esse tipo de turismo, mas se este não é o seu caso e você que vir ao Brasil para conhecer, viajar e aproveitar as belezas do pais, é bom estar a par de algumas dicas que farão a diferença.Já Há casos em que turistas que tiram a roupa na praia, já houve um caso de dois turistas alemães tirarem a roupa no aeroporto e serem presos pela Polícia Federal por atentado violento ao pudor e alegarem que , segundo o site de viagens aqui o brasil as pessoas andam nuas ou semi-nuas.
O carioca, em relação aos demais brasileiros de outros estados,  embora seja mais liberal quanto ao comportamento, a indumentária, o trajar, não gosta de ser forçado a nada, não aceita conversa com estranhos e nunca é demais lembrar, a maioria das mulheres não está  disponível para sexo nem pago, nem gratuito.


Primeira dica: COMUNIQUE-SE.

Se não sabe se comunicar em Português, o idioma oficial, e não conhece ninguém na cidade, nem pode pagar um guia turístico, não venha, porque no Rio poucas pessoas falam além do Português e somente no aeroporto poderá se comunicar em outro idioma. Tenha a mão um dicionário bilíngue, observe, escute.

Arpoador - é aqui onde o carioca se reúne para aplaudir o por do sol 

Segunda dica: CUIDADO COM O SERVIÇO DE TAXI - NÃO USE VANS.

Se não puder alugar um carro, nem tiver alguém para ir buscá-lo, cuidado com o sistema de taxi dos aeroportos. Não há uma fiscalização efetiva e os taxistas costumam mentir quanto o valor da corrida aumentado e muito o custo. Peça ao motorista para usar o GPS.  No que diz respeito às vans (transporte alternativo), não convém usar esse transporte  após as 19h. Use o metrô, use o taxi das cooperativas tendo o cuidado de anotar a placa.Casos de estupros e assaltos vêm acontecendo, mas podem ser evitados se o turista tomar cuidado. Leia, no lik abaixo o recente caso da turista norte americana que foi estuprada e roubada numa van em Copacabana. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/estupro-na-van-para-mae-do-jonathan-crime-foi-%E2%80%9Cuma-monstruosidade%E2%80%9D
Esses turistas estavam em Copacabana e queriam ir para a Lapa. De Copacabana à Lapa  a 1h da manhã (AM) dá uns 25 minutos (um quarto de hora)  mais ou menos. Se tivessem o telefone de uma companhia de taxi, talvez não tivessem que passar por tamanha selvageria. A população ainda está chocada com esse tipo de coisa que vem acontecendo com o turista que chega ao Rio, e tem cobrado atitudes e providências  ao Poder Público porque o carioca, é amistoso, é cordial. 

No aeroporto NUNCA pegue o taxi da fila, vá para a entrada de embarque e pegue um taxi que estiver trazendo passageiros para embarque no aeroporto.
 Aeroporto Internacional do Galeão
Praia


Jardim Botânico
Uma coisa que costumo fazer quando pego uma táxi tarde da noite é anotar a placa e dentro do carro fazer uma ligação de celular para algum conhecido e falar para o motorista ouvir informando pra pessoa do outro lado da linha a placa do carro e a companhia de taxi.
SEMPRE PEGAR taxi de cooperativa - todos têm uma indicação na lateral traseira do carro.
Viatura da Cooperativa de Taxi Saens Peña - Tijuca.(zona Norte do Rio de Janeiro)

DEPOIS EU POSTO MAIS DICAS como cuidar de si e  dos seus pertences para não ser furtado ou assaltado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aspectos Planetários

A Suficiência do Incriado